| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Monica Imoto
|
Enviada: Ter Dez 01, 2009 7:51 am Assunto: Qual base vou usar |
|
|
Sou coboleira desde 1978. Agora quero ir ao netexpress. Se alguém tem livros em portugues a indicar, estou precisando. O Bookshelf eu já listei. Estou lendo. Além disso não sei qual banco é melhor usar. Preciso de um free, com prioridade para segurança dos dados.
Comecei a pouco em nova empresa, onde a infomática sou eu, e tem tudo a desenvolver. Indústria de máquinas, tem muitos dados delas, precisa restringir acesso a dados (pela rede ou pelo banco?). Posteriormente disponibilizar vendas pelo site. Vende para o Brasil todo.
Nesses anos de trabalho, a ultima rede que conheci foi a novell. Não conheço nenhum banco. Agradeço a quem pode me sugerir algo sobre qual banco usar, e como colocar isso dentro do netexpress. Meu netexpress é o primeiro que saiu (trabalhei um pouco com dialog system). Na época não fiz curso que era muito caro para pessoa física. Então acabei não usando todos os recursos do netexpress, usei o que era igual ao dialog system, e nem sei o que tem, o que pode ser feito. Tenho muita coisa pronta em cobol mf, será que posso importar para netexpress, compilar e usar, e mais tarde refazer a tela?
Como estive "por fora" de tudo nestes últimos anos, tenho muito a aprender. Agradeço quem puder sugerir. |
|
|
 |
Jair Site Admin
Registrado: 19/12/07 Mensagens: 230 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Ter Dez 01, 2009 8:13 am Assunto: |
|
|
O NetExpress compila e roda todos os seus programas oriundos das versões anteriores da MF, seja para 16 ou 32 bits. Inclusive os provenientes da linha de compiladores MicroSoft (MS 4.5 e MS 5.0).
As telas podem ser mantidas em modo caracter e gradativamente ir portanto para GUI (DialogSystem). _________________ Jair - Campo Grande/RJ
NetExpress 3.1/DialogSystem
NetCobol 10/PowerCobol
MySql 5.1/PostgreSQL 8.3
Crystal Reports XI/PowerFORM |
|
|
 |
Jair Site Admin
|
Enviada: Ter Dez 01, 2009 8:22 am Assunto: |
|
|
Você diz que tem a primeira versão do NetExpress, tem como nos dizer exatamente qual é a versão, pois para mim ficou meio vago. Nunca ouvi, por exemplo, falarem do NetExpress 1.0.
Desde que participo de listas de discussão vagamente ouvi falar do 2.0 e muito frequentemente do 3.0 e 3.1.
Agora já está na 5.1.
Se aceitar sugestões, acredito que abandonar a idéia de usar MicroFocus seria bastante inteligente, já que seu compilador está deveras ultrapassado e a política de distribuição da MF está proibitiva.
Seus compiladores são muito caros e se tiver de instalar em outras empresas/filiais terá de desenvolsar um valor consideravel a título de Run-time.
Eu após 8 anos trabalhando com NetExpress estou me matando para migrar tudo para NetCobol. _________________ Jair - Campo Grande/RJ
NetCobol 10/PowerCobol
MySql 5.1/PostgreSQL 8.3
|
|
 |
Jair Site Admin
|
Enviada: Ter Dez 01, 2009 8:25 am Assunto: |
|
|
Os bancos de dados PostgresQL e MySQL são free e oferecem um nivel de segurança bastante elevado.
Não ficam longe neste quesito do Oracle e outros bons pagos.
Particularmente fico com PostGresQL.
Se optar por PostgresQL ou MySQL necessariamente terá de usar fonte de dados ODBC.
Os únicos que possuem pré-compiladores para COBOL são os pagos como: Oracle e DB2. _________________ Jair - Campo Grande/RJ
NetCobol 10/PowerCobol
MySql 5.1/PostgreSQL 8.3
|
|
 |
Monica Imoto
|
Enviada: Ter Dez 01, 2009 12:59 pm Assunto: Pré-compiladores |
|
|
| O que são pré-compiladores no caso do netexpress? |
|
|
 |
Jair Site Admin
|
Enviada: Ter Dez 01, 2009 9:23 pm Assunto: |
|
|
O Pré-Compilador permite a interação do COBOL com o SGBD sem a necessidade do uso de conectores ODBC. _________________ Jair - Campo Grande/RJ
NetCobol 10/PowerCobol
MySql 5.1/PostgreSQL 8.3
|
|
 |
Monica Imoto
|
Enviada: Sex Dez 04, 2009 7:09 am Assunto: |
|
|
Verifiquei e tenho: cobol mf 3.2 e netexpress 2.0 - O compilador do cobol tem cadeado eletronico. A distribuição dos compilados é livre.
Sobre criar em outra linguagem, estou pensando. Talvez em Java, mas daí vou usar novamente genexus. Não é perfeito, mas dá pra fazer muita coisa. Mas penso nos demais fontes que já tenho, mais de 1000, tudo cobol... Daí me bate a incerteza sobre o que fazer com isso. |
|
|
 |
Monica Imoto
|
Enviada: Sex Dez 04, 2009 7:11 am Assunto: |
|
|
| Como é esse netcobol? Quem vende isso. O que dá pra fazer com ele? Tem que pagar pra distribuir depois? |
|
|
 |
Jair Site Admin
|
Enviada: Sex Dez 04, 2009 11:14 am Assunto: |
|
|
O NetCobol é distribuido no Brasil pela Projetos Especiais de um excelente coboleiro de São Paulo: www.projetosespeciais.com.br
O Gilberto é gente finíssima.
Eu estou migrando todo meu sistema de NetExpress 3.0 para NetCobol v10 exatamente pelo fato de o NetExpress a partir da versão 3.1 cobrar caríssimo pelo RunTime e o NetCobol ser RunTime 100% free.
Me vi impossibilitado de me atualizar no NetExpress. _________________ Jair - Campo Grande/RJ
NetCobol 10/PowerCobol
MySql 5.1/PostgreSQL 8.3
|
|
 |
Monica Imoto
|
Enviada: Ter Dez 08, 2009 4:09 pm Assunto: |
|
|
| E sobre a base? Me falaram que postgreesql seria muito bom. Que oracle é pago, mas é o melhor. Que teria que evitar ODBC, pois pode dar problema. Vocês tem usado o que? Tem dado problema? |
|
|
 |
Monica Imoto
|
Enviada: Ter Dez 08, 2009 4:25 pm Assunto: |
|
|
| Jair, eu usei também Genexus. É um gerador que por acaso funciona. Gostei dele, paguei mil dólares para usar por um ano, recebi todas as atualizações neste tempo. Fiz curso na NewTech de Porto Alegre. Dá para gerar para Cobol inclusive. Só não lembro qual. Eu usei gerando para Java. Tem limitações também. Mas eu fiz um sistema de médio porte, deu tudo certo. A quem interessar ver www.genexus.com/distributors. Tem uma versão trial. O gerador faz o trabalho de cerca de 6 programadores. |
|
|
 |
|